Julia Sant’Anna apresenta informações sobre o desenvolvimento do modelo que começa na próxima segunda-feira (18/5) para os estudantes mineiros
A
secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, explicou nesta
quarta-feira (13/5), em coletiva virtual, como funcionará o Regime de
Estudo não Presencial lançado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Na
oportunidade, Julia falou sobre o funcionamento das ferramentas propostas
para viabilizar o ensino remoto e tranquilizou professores, alunos e familiares
sobre a continuidade dos estudos durante o período de distanciamento social.
“Não haverá atividades de professores e alunos em escolas”, disse.
“Não há com o que se preocupar. Professores não têm que se dirigir às
escolas, esse acompanhamento deverá ser feito, integralmente, de suas casas”,
afirmou.
A estratégia apresentada está alinhada às orientações propostas pelo Comitê
Extraordinário Covid-19, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como medida para o
enfrentamento e controle da pandemia de coronavírus. Na coletiva, a secretária
também ressaltou que todas as atividades serão feitas em casa e que as escolas
permanecerão fechadas enquanto for necessário.
De acordo
com Julia Sant’Anna o modelo adotado em Minas foi desenvolvido em sintonia
e diálogo com professores, equipe pedagógica e instituições ligadas à
educação. Todos os recursos foram pensados para garantir que seja
contemplado o maior número possível de alunos, de modo que possam seguir
tendo direito ao aprendizado, sem ficarem expostos às aglomerações e a riscos
neste momento.
Continuidade dos estudos
A situação de ensino remoto vai possibilitar que os alunos da rede pública
estadual de Minas Gerais sejam menos afetados na evolução de seu processo
formativo, preparando os estudantes para que sejam impactos o mínimo possível
no momento em que as atividades presenciais forem retomadas.
Segundo a secretária, o diálogo e o esforço de gestores e professores foram
fundamentais para que Minas Gerais elaborasse um modelo de destaque
nacional, com os recursos elogiados por instituições ligadas à
educação. “Estamos com as melhores ferramentas nacionalmente. A gente não
admitiu que não fossem usadas as melhores ferramentas, dispôs recursos
financeiros para garantir isso”, ressaltou. “Vamos conseguir
ter bastante orgulho desse processo”, acrescentou.
Para o Regime de Estudo não Presencial, foram estruturadas três recursos
que vão funcionar de maneira complementar nesse período: o Plano de Estudo
Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na
Educação” que será exibido pela Rede
Minas. Além
disso, as redes sociais e o site da SEE também ajudarão na integração das
ações.
A estreia do programa “Se Liga na Educação” será na segunda-feira (18/5) e
o aplicativo estará disponível no Google Play Store na mesma data. Em breve,
será disponibilizado também na Apple Store. A navegação na plataforma será
custeada pelo Governo de Minas. Os planos de estudo
tutorado foram disponibilizados nessa terça-feira (12/5) no
site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
Avaliação dos estudantes
A
coletiva também teve a participação da subsecretária de Desenvolvimento da
Educação Básica, Geniana Faria, que esclareceu como vai funcionar a parte
avaliativa das atividades feitas durante o período de aulas remotas.
Segundo ela, o momento é para garantir que os alunos sejam estimulados a
aprender os conteúdos conforme o que determinam as apostilas do Plano de Estudo
Tutorado (PET), por meio de atividades de fixação. As avaliações,
explicou a subsecretária, serão realizadas quando as aulas presenciais
forem retomadas.
Ainda de acordo com Geniana, a carga horária obrigatória de 800 horas,
estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação, está sendo cumprida e
considerada no Plano de Estudo Tutorado (PET), mas a forma como será fechado o
ano letivo ainda será definida. “A organização das demais horas, no retorno das
aulas presenciais, depende de normativa do Conselho Estadual de Educação”,
disse.
Para os alunos público da educação especial, a subsecretária também destacou
que o material foi desenvolvido considerando-se todas as especificidades. Além
disso, a subsecretária enfatizou que também estão sendo desenvolvidas
algumas estratégias para todos os alunos que, eventualmente, apresentarem
dificuldades de aprendizado no modelo de aulas remotas.
“Estamos organizando um planejamento bastante cuidadoso de retomada das aulas
presenciais. E, no retorno, será realizada uma avaliação diagnóstica para que a
gente entenda eventual defasagem, as dificuldades que não foram desenvolvidas,
para que os estudantes possam ter uma retomada do conteúdo ou até mesmo reforço
escolar”, informou Geniana.
Diferentes iniciativas
Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) são apostilas com orientações de estudo e
plano mensal de atividades. O material foi elaborado por ano de escolaridade,
considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC).
É importante salientar que as ações pedagógicas previstas nos PETs têm como
objetivo a retomada do conteúdo programático, a consolidação e o posterior
avanço na aprendizagem, e serão utilizadaspara compor a carga horária
obrigatória conforme previsto na Resolução SEE nº 4.130/2020.
A distribuição aos alunos será feita prioritariamente pelos meios virtuais como
site, e-mail e Whatsapp. Os alunos que não têm acesso à internet receberão
o material impresso.
A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser
feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de
Educação, por meio do aproveitamento dos trabalhadores em deslocamento das
prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre
outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar. Assim, não
é necessário que os alunos se desloquem até a escola.
Toda a estratégia para que o material chegue às famílias será organizada pelos
gestores das unidades de ensino. A entrega do PET impresso poderá, ainda,
ser realizada por meio dos serviços postais ou de outra forma colaborativa
construída junto às associações rurais e comunitárias ou lideranças das
comunidades (Associações, Sindicatos, Conselhos, Pastorais, Agentes
Comunitários) desde que, obrigatoriamente, sejam acatadas as orientações das
autoridades da área de saúde.
A mesma estratégia utilizada para entrega do PET ao aluno poderá ser utilizada
para o retorno da atividade para correção do professor. Sempre levando-se em
consideração as orientações da SES-MG.
O programa de TV “Se Liga na Educação” será exibido pela Rede Minas, de segunda
a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As teleaulas vão priorizar os
conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da
programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam
interagir e tirar dúvidas.
Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a
temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação
Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia).
Matemática será estudada na quarta-feira. Na quinta, será a vez das Ciências da
Natureza (Biologia, Química e Física). E, na sexta-feira, uma programação
específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem).
Também será disponibilizado o aplicativo Conexão Escola. A ferramenta vai
reunir o PET, o programa de TV “Se Liga na Educação” e os materiais utilizados
nas teleaulas. A conexão do perfil do aluno com a rede para utilizar o
aplicativo será custeada pelo Governo de Minas. E, em breve, a plataforma vai
oferecer a interação entre os alunos e os professores por meio de salas de aula
virtuais.
Em complemento a tudo isso, as redes sociais e o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br também poderão ser
acessados para que sejam obtidas instruções sobre como baixar o aplicativo,
acessar os conteúdos do PET e assistir às teleaulas exibidas no “Se Liga na
Educação”, por exemplo. Nesse site será disponibilizado, também, Guias Práticos
para os alunos e professores com orientações para a utilização das ferramentas,
além de perguntas e repostas sobre as ferramentas e o Regime de Estudo não
Presencial.
Crédito (fotos): Pedro Gontijo / Imprensa MG