Apesar de não ter sido impactado de maneira agressiva com a pandemia do Coronavírus, alguns setores da indústria cafeeira precisaram se adaptar às novas realidades, sobretudo as áreas que trabalham com foco para o mercado de café especiais, que tende a ter um cenário mais negativo em decorrência das milhares de cafeterias fechadas durante a pandemia.
Na Europa, a Itália teve uma explosão de casos do Covid no mês passando, fazendo com que a quarentena chegasse mais rápido no continente. Para driblar a crise e tentar minizar os impactos no caixa, a illycaffè – empresa italiana de torrefação de café especializada na produção de café expresso, trocou a produção para hotéis, restaurantes e cafeterias para a produção de cafés domésticos. “No que diz respeito à illycaffè, ampliamos a produção dedicada ao consumo doméstico, uma vez que grande parte da demanda é direcionada para lá, tanto para comércio eletrônico quanto para supermercados”, afirmou a empresa.
De acordo com illycaffè, os números referentes ao aumento da demanda dosméstica e baixa nos demais setores ainda estão sendo contabilizados, mas no Brasil somente no mês de março, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abics) afirmou que a demanda para consumo em casa teve elevação de 35%. Com grandes polos consumidores de café fechado durante o mês de abril, a expectativa é que os números continuem em alta neste mês.
A tática utilizada para se adaptar ao consumo brasileiro foi a mesma que foi utilizada na Europa. “O foco recente nos canais de varejo e comércio eletrônico (linha de produtos domésticos) valeu a pena, pois esses últimos compensam a queda nas vendas causada pelo fechado de hotéis, restaurantes e cafeterias. Um crescimento recente e forte nos lares brasileiros acabará por ser uma boa notícia e impulsionará as vendas na reabertura”, afirma Frederico Cenepa, Diretor Geral da illycaffè Sud América.
Além das ações já tomadas, a illycaffè afirma estar trabalhando com um comitê de crise para além de enfrentar a situação atual, preservar a segurança dos trabalhadores e negócios. “Ao mesmo tempo, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de uma estratégia capaz de melhorar as atividades assim que o bloqueio finalize na Itália. Essa estratégia cobrirá todos os nossos negócios, incluindo o suporte ao varejo de café e o atendimento aos clientes do comércio eletrônico”, afirmou a marca via assessoria de imprensa italiana.
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas