Produzido pela Cooxupé, no sul de Minas, a cooperativa conta com certificações de qualidade que dão suporte para ganhar mercado no Brasil
Desde que o café chegou ao Brasil, trazido da Guiana Francesa, no século XVIII, e seu cultivo foi se espalhando por alguns estados, Minas Gerais já marcava presença no mapa de produtores e foi ganhando cada vez mais importância na economia do país.
Desde o início, as montanhas do sul de Minas Gerais se mostraram território adequado para a cultura cafeeira. Dali, saem grãos de altíssima qualidade tanto para abastecer o mercado interno, como para a exportação.
Faz parte dessa história a Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. Fundada em 1932 como Cooperativa de Crédito Agrícola, foi transformada em Cooperativa de Cafeicultores em 1957. Ao longo das décadas, o grupo foi se fortalecendo e hoje são mais de 15 mil cooperados, sendo 95% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar e estão espalhados por mais de 200 municípios de uma área que engloba as regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista.
A Cooxupé foi dando passos importantes buscando fortalecer sua atuação no mercado cafeeiro. Há 35 anos também conta com torrefação própria e hoje possui um dos mais modernos complexos industriais para o beneficiamento do café, em Guaxupé. É uma das principais cooperativas de café do Brasil e colabora para que o país seja o principal produtor do grão no mundo.
“Garantimos todo o suporte e assistência técnica para que nossos cooperados possam produzir café de qualidade em suas lavouras”, afirma Mário Panhotta da Silva, superintendente de torrefação e novos negócios da Cooxupé.
Produtos da linha Evolutto para todos os paladares: vendas no varejo em três estados do Sudeste e no e-commerce para todo o país. — Foto: Crédito: Divulgação Cooxupé
Linha de cafés ganhando mercado
Desde que a Cooxupé passou a atuar também com a torrefação, foi criada uma linha de cafés que ano a ano vem conquistando mais espaço no mercado brasileiro. A linha Evolutto é composta por café em grãos, café torrado e moído nas versões tradicional e extraforte, café em sachê e cappuccino, além de filtros e máquinas para café espresso.
“Temos uma ampla linha de produtos que atendem aos mais variados paladares. Nossos produtos são vendidos principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e ainda podem ser adquiridos por consumidores em qualquer ponto do país por meio da loja online: www.cafescooxupe.com.br” completa Mário.
De Guaxupé para a mesa do consumidor: Processo produtivo de última geração valida a qualidade do Café Evolutto. — Foto: Crédito: Divulgação Cooxupé
A Torrefação Cooxupé possui o certificado FSSC 22000 para os cafés industrializados (torrado e moído). Esta certificação visa o monitoramento e controle dos riscos, sejam físicos, químicos ou biológicos, em todo o processo de produção. O Café Evolutto participa também do Programa de Qualidade do Café (PQC), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
“Levamos, direto do produtor à mesa do consumidor, um café de excelente qualidade, através de um processo produtivo de última geração que prevê a segurança do alimento. Temos regras e práticas que garantem a produção de alimentos de forma adequada e segura”, revela Mário.
Saiba mais:
Fonte: G1