Dentre as regiões a que deverá apresentar maior crescimento será a região Nordeste. A região Sudeste continuará sendo a líder em vendas
São Paulo, outubro de 2019 — A data
mais importante para o e-commerce brasileiro e mais aguardada para quem gosta
de economizar, a Black Friday, neste ano acontece dia 29 de novembro. A
previsão de crescimento é de 21%, ultrapassando a faixa dos R$
3,15 bilhões, de acordo com o idealizador do evento: www.blackfriday.com.br.
A região que deve apresentar maior crescimento é a Nordeste,
subindo de 12% para 14% sua participação sobre o total de vendas nacional. A líder
em vendas continuará sendo a região Sudeste, com previsão de 61%
do valor total do faturamento do evento; o que revela uma população mais
amadurecida para compras online.
“Devemos continuar tendo um crescimento expressivo no volume de vendas
este ano. Mesmo no ápice da crise econômica, o Black Friday continuou puxando a
economia para cima. Por volta de 5 milhões de pessoas compram pela primeira
vez na internet a cada ano e o Black Friday é uma grande porta de entrada
para elas” destaca Ricardo Bove, criador do evento.
Dessa forma, é possível observar no gráfico abaixo que os momentos de crise no
Brasil, incertezas políticas e baixo crescimento econômico não atrapalharam o
aumento constante de compras no Black Friday.
Esse crescimento vem acontecendo não apenas no e-commerce. Em 2010, os grandes descontos aconteciam exclusivamente online — e esse meio continua liderando o crescimento. Segundo pesquisa do idealizador do evento: 58,4% dos consumidores compraram pela internet na edição anterior.
Porém, as lojas físicas estão começando a ganhar
aderência à data: 26,5% dos consumidores utilizaram além da internet,
também o varejo tradicional. E aqueles que preferiram fazer suas compras
exclusivamente no ambiente físico representaram 15%.
Entre os produtos mais desejados estão aqueles mais caros, em que o desconto se
torna mais significativo, e não são de necessidade imediata — o consumidor pode
esperar o evento e se programar. Em 2019 o celular continua em primeiro lugar
na intenção de compra: 37% das pessoas vão buscar um aparelho novo.
Agora seguido de perto por Eletrodomésticos com 36% dos consumidores e TVs por
29,3%.
Isso está de acordo com o fato de que o ticket médio de compra durante o
Black Friday seja de mais de R$600, enquanto o valor médio de compra
pela internet do brasileiro em dias comuns é um pouco menor do que R$ 450.
Ainda de acordo com a pesquisa, a grande maioria (70,2%) pretende gastar este
ano no evento mais de R$ 500, sendo que praticamente a metade de todos aqueles
que irão comprar (46,4%) possui a intenção de desembolsar mais de R$ 1.000.
Sobre o LeadMedia BR
O LeadMedia BR é um grupo de origem Francesa, de investimento em tecnologia,
que está presente também na Europa, Ásia, Austrália e Canadá. Foi fundado em
2008 e traz soluções e tecnologias inovadoras de marketing digital orientadas
por dados, desenvolvimento de tecnologias e campanhas de marketing de
BrandPerformance. No Brasil dentre outras atividades, foi fundador das chamadas
Big Dates, como Black Friday, Cyber Monday, Boxing Day e Dia do Frete Grátis.
Fonte: Thamara Paiva thamara@misasi.com.br – digitalenvios.com