A forte chuva de granizo que caiu no último domingo (15), na zona rural de Campos Gerais, causou sérios danos a associados Coopercam. De acordo com a Cooperativa, os cafeicultores relataram que a chuva durou cerca de 25 minutos e as pedras de gelo eram grandes. As comunidades mais afetadas foram Boa Vista dos Campos e Cascalho.
De acordo com os técnicos da Coopercam, não é possível medir a quantidade de granizo que caiu na zona rural de Campos Gerais, mas os pluviômetros indicaram 30 mm. Em quantidade de precipitação por hora, esse volume é considerado forte pelos meteorologistas.
A total extensão de propriedades afetadas pela chuva de granizo e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados pelos técnicos da Coopercam. Até o momento, pode-se dizer que cerca de 200 cooperados foram afetados pela chuva, ou em torno de 1 mil hectares plantados com café.
Segundo a Coopercam, os cafeicultores precisam tomar algumas providências para poderem minimizar os prejuízos. O técnico Wellyson Silva, responsável pela área afetada, diz que “a princípio, é necessário que os produtores façam as aplicações cicatrizantes de foliares para evitar o ataque dos pseudomonas, que são bactérias, e outras doenças típicas da época, como a Phoma. Após isso, o produtor deve se conscientizar que não se pode reduzir os tratamentos essenciais com as lavouras, pois muitos se assustam com os danos e desanimam com o futuro incerto. Mas os cuidados são necessários para que as lavouras se recuperem”.
Eliana Sonja
Sakey Comunicação