Iniciativa busca apontar soluções e diagnosticar potenciais econômicos para o transporte ferroviário no estado
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), lançou nesta quarta-feira (14/8) o Plano Estratégico Ferroviário do Estado de Minas Gerais (PEF). Realizado em parceria com a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, o lançamento ocorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Como ponto de partida, será construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário no estado, de forma a serem definidas estratégias e construído um plano de investimentos, que atenda à demanda do setor e da população mineira. Coordenados pela Seinfra, os estudos contarão com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) – que vai atuar como patrocinadora e mediadora entre as empresas do setor ferroviário e o Estado.
Entre os temas a serem considerados nos estudos, destacam-se a construção do Ferroanel de Belo Horizonte e dos contornos ferroviários em Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis e Itaúna; a adequação de ligações ferroviárias em diversas regiões do estado; conversão de linhas férreas desativadas para uso por transporte urbano de passageiros; e a implantação de serviços de transporte ferroviário regional de passageiros.
Já para o desenvolvimento do plano, está prevista a análise da malha, das estruturas e dos estudos e projetos ferroviários já existentes, tanto de cargas quanto de passageiros, com potencial econômico de incorporação à malha de Minas Gerais.