Núcleo da cooperativa celebrou o aniversário com encontro com a diretoria; apoio e benefícios ao cooperado foram as principais mensagens aos produtores
No dia 02 de agosto, a Cooxupé comemorou 40 anos na cidade de Cabo Verde, onde iniciou suas atividades no ano de 1979, com a junção da então CORCAVEL – Cooperativa Mista do Rio Cabo Verde. A celebração contou com a presença da diretoria da Cooxupé e de mais 200 cooperados.
Reinaugurado em setembro de 2015, em um novo local e layout, o Núcleo de Cabo Verde tem estrutura para receber e armazenar café, além de uma loja que oferece aos cooperados um amplo portfólio de produtos necessários para as propriedades e lavouras.
O presidente da Cooxupé Carlos Augusto Rodrigues de Melo destacou a evolução da história da cooperativa em Cabo Verde. “Este núcleo foi o terceiro inaugurado da Cooxupé, sendo o primeiro em Guaxupé e o segundo em Monte Santo de Minas. Hoje, são 32 pontos de atendimento aos nossos associados. E nesta data tão importante agradecemos a presença e a fidelidade de nossos cooperados com a cooperativa”, afirma.
Já o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho lembrou-se do quanto a cooperativa é a extensão do negócio do produtor. Ressaltou ao cooperado a importância da presença da família nas tomadas de decisões quando o mercado apresenta um cenário mais desfavorável e também o papel da Cooxupé em oferecer segurança aos seus associados. “Assim, temos mais tranquilidade para trabalhar o ano inteiro. Colhendo o café e depositando-o em nossa cooperativa sabemos que encontraremos liquidez diária e segurança na comercialização”, declarou.
Bachião Filho ainda comentou sobre as mudanças da cafeicultura nos últimos 20 anos. “Hoje temos chances de trabalhar com mercado futuro e planejar melhor nossas vendas. O comportamento dos nossos cooperados em relação à comercialização de café está cada vez melhor, participando quando o mercado reage com boas condições”, completou.
Para Reinaldo de Andrade, cooperado da Cooxupé de Cabo Verde, fazer parte de uma cooperativa é importante para o produtor em todos os sentidos. “O apoio é muito importante. Basicamente meus trabalhos são com a Cooxupé”, diz.
Adriano Muniz, também cooperado, lembra-se de toda a história da Cooxupé na cidade cabo-verdense. “Começou apenas com uma pequena porta e ficamos felizes em ver o quanto se modernizou. A cooperativa dá condição ao produtor cooperado de comprar produto a prazo, fazer troca em café, além de muitas outras vantagens como, por exemplo, armazenar o nosso café em local seguro”, considera.
“A nossa administração estará próxima dos cooperados não apenas em comemorações, mas no dia a dia apoiando-os em suas atividades com embasamento junto ao nosso corpo técnico, área de insumos e comercial. Estaremos sempre ao lado dos nossos mais de 14,5 mil cooperados, para crescermos juntos”, conclui o presidente Carlos Augusto.