No dia 17 de julho, quarta-feira, o Rotary de Monte Santo de Minas firmou parceria com a Secretaria de Saúde Municipal no Projeto mundial de erradicação da hepatite zero
Monte Santo:- O Rotary conseguiu 500 testes para serem feitos em nosso município que foram entregues para Secretária de Saúde, Júnia Carla Santiago Rodrigues Ribeiro, na sede da associação. Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS.
O nosso desafio é de diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado. Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.
É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata! Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. A Prefeitura de Monte Santo de Minas agradece ao Presidente do Rotary João Maia e todos os associados no empenho dessa parceria.