“Setembro Amarelo” Projeto de Lei da vereadora Priscila que “institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio”

117
0
COMPARTILHAR

“O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema”.

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo salvar vidas.

O Projeto de Lei da vereadora Priscila Maria Paulino Santos, que foi apresentado na sessão ordinária do Legislativo monte-santense desta segunda-feira, 16 de setembro, assinala que “fica instituído no Município de Monte Santo de Minas a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo”.

Salienta que “a Campanha será realizada anualmente, durante todo o mês de setembro, considerando que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”. A vereadora também inseriu no Projeto de Lei que “a Campanha tem como intuito informar, esclarecer, conscientizar, envolver, e mobilizar a sociedade civil a respeito, devendo ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município”.

O Projeto de Lei propõe também que “durante todo o mês serão realizados fóruns de debates, palestras, seminários, audiências públicas, divulgação de material informativo impresso ou audiovisual, entre outras opções voltadas à prevenção do suicídio”. Diz ainda, que “as ações poderão ser realizadas com a participação voluntária de profissionais de medicina, psicologia, psiquiatria, serviço social, educação, entre outras áreas do Poder Público, instituições públicas e privadas, igrejas, entidades religiosas e a população em geral”. A vereadora Priscila espera que o seu Projeto de Lei seja votado e aprovado por todos os vereadores, pois ela assinala que “a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo tem como propósito ajudar a dar visibilidade à causa e valorizar a vida em nosso município”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório