Relembrar Faz Bem | Um pouco da história da Fazenda Onça

942
0
COMPARTILHAR

Por volta de 1860, o Capitão Geraldo Ribeiro do Valle, filho de Vicente Ribeiro do Valle, comprou terras nos município de Guaranésia e Monte Santo de Minas:

Fazenda Humaitá atual (Catitó) e Fazenda Itororó que se tornaria a (Fazenda da Onça).

Em 1903, a Fazenda passou a ser propriedade de Francisco de Paula Ribeiro (Chico Geraldo) que, sem herdeiros diretos a vendeu na década de 20 para sua irmã Margarida Augusta Ribeiro (Donas Sinhá Margarida) que foi casada com médico baiano Dr. Arnaldo Pereira da Silva. Do matrimonio tiveram 3 filhos: Mario, Aníbal e Alcino Ribeiro Lima. Por obra do destino Dr. Arnaldo faleceu ainda novo. Dona Sinhá Margarida casou-se em segundas núpcias com o Empresário, Advogado Dr. Alberto José Alves que é natural de Muzambinho/MG. Depois de certo tempo passou a Fazenda da Onça para o seu filho mais velho, do primeiro casamento Mário Ribeiro Lima. Mário Ribeiro Lima com seus 19 anos revelou seu espírito empreendedor na cafeicultura progressista e comprou mais terras, ampliando suas lavouras de café. Mário Lima no ano casou-se em uma quinta-feira 27 de Dezembro de 1923 na cidade de Guaxupé com Maria de Lourdes Ferreira Leite, filha do Major Custodio Ferreira Leite e Ozilia Soares de Moraes. A festa que reuniu gente da região toda foi no Palacete do pai da noiva Sr. Custódio. O casal veio morar na Fazenda da Onça, onde tiveram 3 filhos, Moema, Mário e Marcelo Ribeiro Lima.

Moema, que herdou a fazenda após a morte de seus pais, casou-se com Firmino Rocha de Freitas, que comprou mais terras aumentando significativamente as lavouras de café. Firmino trouxe tecnologia, firmou parcerias para desenvolvimento genético de novas variedades, aumentando muito a produtividade da fazenda. Dona Moema faleceu em maio de 2001, mulher virtuosa, deixando uma enorme saudade pela sua total dedicação ao povo de Guaranésia e em especial pelos trabalhadores da Fazenda da Onça. Hoje a Fazenda da Onça é dirigida pela Família. Fonte Revista Guaranésia e seu Município 1.942 e site;

http://www.fazendaonca.com.br/historico.asp. Pesquisa David Franco da Silva.

Fonte: David Franco da Silva
ESPAÇO MEMÓRIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório