Prefeitura implanta programa de combate ao tabagismo

98
0
COMPARTILHAR

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas, entre as quais 200 milhões de mulheres, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que por volta de 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

É responsável pelos seguintes cânceres: leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer de fígado, câncer do colo do útero, câncer de esôfago, câncer nos rins, câncer de laringe (cordas vocais), câncer de pulmão, câncer na cavidade oral (boca), câncer de faringe (pescoço), câncer de estômago.

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. 56,9 bilhões de reais são gastos a cada ano para despesas médicas e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. A maior consequência é dada pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Diante dos dados preocupantes, a prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria de Saúde, se mobilizou para conseguir a adesão no programa de combate ao tabagismo. O município enviou três profissionais para o Cratod, referência multidisciplinar no tratamento de dependência química, em São Paulo, onde foram feitas capacitações desses profissionais, e após a qualificação, foi liberado o termo de adesão e documentação que faz parte do processo para aprovação dos recebimentos dos manuais do curso. Também foram liberadas as medicações que serão utilizadas no programa de combate ao tabagismo.

As pessoas que tiverem interesse em participar, podem ir até o CREIA, clínica de reabilitação com um encaminhamento médico ou de livre espontânea vontade. Os atendimentos começam na terça-feira, dia 19 de fevereiro, às 8h da manhã.

Os encontros serão semanais, direcionado pelos profissionais: o médico da estratégia saúde da família Dr. Adalberto Petri, o farmacêutico José Humberto e a enfermeira Maria Lúcia.  O atendimento será totalmente assistido pelos profissionais e oferecido gratuitamente para a população.

Outras informações no ESF: 3133-1391

Fonte: Prefeitura Municipal de Cristais Paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório