Laboratório da Cooxupé recebe nota máxima em avaliação da ESALQ

184
0
COMPARTILHAR

O laboratório de análise foliar João Carlos Pedreira de Freitas, localizado na sede da Cooxupé, obteve nota A – conceito máximo, com 97,7% de assertividade no PIATV (Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal) biênio 2017/2018.

Segundo o supervisor do laboratório, Márcio Donizetti de Andrade, a excelente classificação atesta a qualidade da análise foliar realizada na cooperativa, que participa do programa gerenciado pela ESALQ/USP desde 2005.

Cerca de 150 laboratórios de todo o País participam também e são avaliados quanto ao índice de eficiência na análise feita em tecido vegetal, e os laboratórios que obtiveram conceito de qualidade têm direito ao recebimento dos selos a serem utilizados no ano seguinte, após o biênio de participação.

Márcio Donizetti de Andrade explica ainda que a finalidade de participar do PIATV é avaliar a performance do trabalho desenvolvido pela Cooxupé e reforçar essa excelência entre os cooperados que utilizam o serviço de análise foliar, que serve, entre outras coisas, para revelar um diagnóstico do estado nutricional das plantas, garantindo mais precisão nas práticas de manejo, aumentando a produtividade e identificando possíveis deficiências e toxidez de nutrientes.

O laboratório da Cooxupé recebe amostras o ano todo, de diferentes tipos de folha, tais como de milho, citrus e soja, e não somente amostras de café. A quantidade de análises varia, mas geralmente entre dezembro e fevereiro a média é de 1.000 amostras por mês.

“É uma forma de verificação interna e de atestar e indicar para o cooperado e produtor a qualidade do trabalho desenvolvido pelo laboratório da Cooxupé”, destaca Márcio. De acordo com o supervisor, na planta são encontrados praticamente todos os elementos da tabela periódica, pois a mesma absorve indiscriminadamente elementos essenciais e não essenciais, mas é na análise foliar que serão determinados os elementos que têm importância fundamental na nutrição mineral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório