A Feira do Livro foi um grande sucesso

81
0
COMPARTILHAR

Personagens e personalidades promoveram cultura, arte e entretenimento.

 

Franca:- A Feira do Livro de Franca, realizada no final do mês de setembro/2018 foi um grande acontecimento. Todos os dias foram marcados pela grande presença do público, pois, como disse o Secretário de Arte e Cultura Elson Boni, para o nosso jornal: “Este ano unimos Secretaria de Educação, Secretaria de Arte e Cultura com a FEAC, que nos dá o aporte financeiro, e ampliamos as ações do universo da cultura com os shows, com arte, escritores, stands com várias atividades, oficinas, palestras. E estamos aqui com um público expressivo, com a comunidade participando. Este era o objetivo e conseguimos, pois antes, a feira era direcionada apenas para alunos das escolas. Queríamos trazer e estimular toda a comunidade, que também precisa ler. Não são só os alunos na escola que têm que ler, não é mesmo? Então, para chamar toda a população, trouxemos os shows. Está aí o resultado, muito positivo. As mídias como o seu jornal, escrita, televisiva, falada, com promotores e personalidades, todos elogiando o nosso evento”, comentou o secretário.

Em visita à feira, tive a honra de entrevistar o fantástico escritor Inácio de Loyola Brandão. Foi um encontro especial, onde o escritor me recebeu com muita simplicidade e gentileza. Em nossa conversa, comentei com Loyola que havia lido uma entrevista dele quando fez 80 anos, onde ele diz que não ia parar de escrever. Perguntei: O que te motiva a continuar escrevendo?

Loyola – Eu vou dizer uma coisa engraçada que uma velha de Araraquara me disse: “Mais um livro? Você é um saco sem fundo” (risos). Então eu sou realmente um saco sem fundo. E eu não consigo olhar esse fundo. Eu vou olhando em volta e me sinto impelido a escrever sempre. Porque o Brasil é um país tão excitante, tão efervescente, tão maluco e tão irreal hoje em dia, que isto tem que ser transformado em Literatura. A Literatura é o imaginário, e isto que a gente está vivendo hoje é o imaginário, a fantasia e, no entanto, é a nossa realidade. Então, eu não consigo parar de escrever. Só vou parar de escrever se me quebrarem os braços, me cortarem as mãos, ou me martelarem a cabeça. Escrever é o que me faz viver, me faz ir para frente. Eu tenho sempre um projeto e então vou andando, andando, andando.

JFP. Você tem algo que te inspira?
Loyola – Tenho. Vou falar isto hoje na minha palestra aqui. A inspiração foi a minha primeira professora que me ensinou. Ela morreu há dois meses em Araraquara. Noventa e tantos anos. Esta mulher me inspirou. Ela me dizia “Inácio, vai atrás daquilo que ninguém vê”, que era o oculto. Estas coisas que vou falar aqui. Foi ela quem me inspirou. E disse um dia assim: “O dia que você parar de ter sonhos, você morreu”. O que me inspira são os sonhos e projetos. Vou falar sobre crônicas também, que também é uma paixão absoluta, total.

JFP – Gostaria que você deixasse aos nossos leitores um pouco da sua inspiração.
Loyola – É muito simples. O livro te revela um milhão de vidas, vidas que você nem imagina que existem. Você sai desta vida cotidiana, prosaica, chata, monótona e penetra em milhões de personagens, milhões de situações, milhões de sonhos e delírios. Isto é o encanto da vida. É isto que ilumina tudo, senão não tem graça, o mundo real é chato. A leitura é que te abre tudo.

A palestra foi muito especial, profunda e divertida e, ao final, Loyola foi aplaudido de pé e se emocionou.

Também na mesma noite, aconteceu o show fantástico com Diego Figueiredo, que dispensa qualquer comentário, pois é um músico espetacular, e a participação do cantor Dinho Ouro Preto, que eletrizou a Praça Nossa Senhora da Conceição.

Acompanhamos a palestra do Ciro Porto, do programa Terra da Gente EPTV, com uma avaliação muito profunda sobre ser e estar, com o tema Lições da Natureza. Em seguida, subiu ao palco apresentando mais um grande Show Diego Figueiredo e Toquinho. É impressionante como o Artista tem um grande público de fãs de todas as idades, incluindo as crianças. Toquinho fez a seguinte declaração: “Eu tô vendo uma criançada aqui, umas menininhas vieram falar comigo, um barato. É tão gratificante quando você faz um trabalho que se perpetua, que fica no tempo. Estas canções infantis que foram feitas, há 35 anos, chegam às crianças de uma forma nova, percebo isto em muitos lugares, como aqui mesmo”. Foi realmente muito bom. E a feira do Livro seguiu até o final com muitas atrações.

Nomes de expressão de nossa cidade e região também nos cederam depoimentos para compor a nossa matéria, como o escritor Beto Chagas que participou da Feira do Livro de Franca. Ele conversou com visitantes e divulgou o livro de crônicas “Palavras Contidas”, no qual reúne 100 textos de sua autoria. A obra está sendo comercializada desde 2011, por R$ 20,00, com renda em prol da Creche Eurípedes Barsanulfo, da Vila Europa. Os pedidos para qualquer lugar podem ser feitos direto com o autor, através do e-mail betochagasescritor@gmail.com. São acrescidas as taxas de correio.

Além do Beto Chagas, as nossas colunistas Adriana Araújo e Érica Araújo, aproveitaram a nossa matéria e fizeram seus agradecimentos a Academia Francana de Letras pelo convite para lançamento do terceiro livro delas, Théo Castiel e a semente da esperança, no estande da Academia. “Foi uma honra participar e compartilhar desse momento especial com familiares, amigos e escritores de Franca e região. Parabéns a todos os organizadores da 6a Feira do Livro de Franca pela realização desse grandioso evento. Vamos guardar para sempre e com muita gratidão junto às nossas melhores lembranças, todo o carinho que recebemos por mais um trabalho publicado!”

A nossa equipe agradece ao Secretário de Arte e Cultura Elson Boni, por autorizar o nosso acesso, para realizar esta cobertura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório