Esquadrilha da Fumaça fará demonstração acrobática em Mococa no dia 17 de março

260
0
COMPARTILHAR

Mococa recebe no dia 17 de março, o “Esquadrão de Demonstrações Aéreas”, que representa para milhares de pessoas a oportunidade de ter contato, de maneira emocionante, com a Força Aérea Brasileira (FAB). As acrobacias acontecerão no Aeroporto Municipal de Mococa.

Mococa:- O Esquadrão tem como missão divulgar em esfera nacional e internacional a imagem institucional da FAB, as habilidades e competências da instituição, com o intuito de torná-la notável. A equipe já realizou mais de 3.800 demonstrações no Brasil e em 21 países.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves A-29 Super Tucano, modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente, que seguem os últimos avanços em sistemas aviônicos. Geralmente, a demonstração tem duração de 40 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

As cores da Bandeira do Brasil compõem a pintura das aeronaves, com tonalidades fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público.

Cada posição de vôo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio de vários esquadrões da FAB para o transporte de equipe e material.

HISTÓRIA – O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de vôo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, treinavam acrobacias com propósito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves.  Eram realizados “Loopings” e “Tounneaux”. Em 14 de Maio de 1952 foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.

Carinhosamente, foram batizados de “Esquadrilha da Fumaça” em 1953. O motivo foi o tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça ter sido acrescentado nas aeronaves NA T-6, modelo utilizado na época, com objetivo de proporcionar ao público melhor visualização das acrobacias.

A partir de então, a Esquadrilha da Fumaça foi desenvolvendo, aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais. Com o número de pedidos de demonstração aumentando, dava-se então, o início da função de Comunicação Social da Esquadrilha, aumentando o número de cidades que passavam a conhecer a FAB. Em 1963 foi transformada em “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”. A Esquadrilha concretizou-se como instrumento de Comunicação Social por difundir a política do Comando da Aeronáutica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório