DIA D: Caminhada “Outubro Rosa” percorre principais ruas do centro de Mococa

152
0
COMPARTILHAR

 

Mococa:- Na manhã deste sábado, dia 20, o Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Departamento de Saúde e de Esportes, a Casa de Acolhimento de Barretos, o Grupo Arco Iris, a Casa da Amizade e a Associação Comercial e Industrial de Mococa, promoveram a Caminhada do Outubro Rosa que reuniu cerca de 60 pessoas saindo em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade.

A caminhada fez parte do DIA D que aconteceu neste sábado na Praça Marechal Deodoro, e contou com ações dos departamentos de saúde e esportes, com atividades para as mulheres e crianças. A Unidade Móvel da Saúde realizou exames e aferiu a pressão dos presentes.

A ação envolvendo todos os departamentos e entidades teve como objetivo alertar as mulheres sobre as formas de prevenção e sua importância no combate ao câncer de mama, além de mostrar a necessidade do autoexame. Muitas vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame ou até mesmo pelo exame médico. Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Na oportunidade, a Primeira-Dama do município e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thairise Chrispim, relembrou da necessidade da atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia”.

Programação durante todo o mês de outubro
De acordo com a programação do Outubro Rosa, em todas as unidades de saúde do município serão realizados até o final do mês, trabalhos de conscientização sobre a importância dos exames de papanicolau e mamografia, incluindo nas casas pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

Todas as unidades estarão abertas fora do horário normal, das 17h às 20h30min, para atendimento as mulheres. Serão realizados testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Exame de Papanicolau e solicitação de mamografias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório