Departamento Municipal de Cultura e Turismo faz entrega de instrumentos musicais aos alunos da Banda Municipal Infanto Juvenil

186
0
COMPARTILHAR

 

Monte Santo:- No dia 14 de junho de 2018, às 19 horas, no CVT (Rua Dr. Pedro Paulino da Costa, 333, Centro, Monte Santo de Minas) aconteceu a entrega dos instrumentos musicais para os alunos da Banda Municipal Infanto Juvenil de Monte Santo de Minas. Este projeto tem como objetivo proporcionar o fortalecimento da cidadania, ética, respeito e desenvolvimento das habilidades musicais, bem como contribuir para a cultura local e manter viva a musicalidade, história e a memória do nosso rico município.

Estiveram presentes as autoridades: Paulo Sérgio Gornati, Prefeito Municipal de Monte Santo de Minas e 1ª Dama, Vilma Genari Gornati; Maria de Fátima Jorge Piovesani, Vice-prefeita Municipal de Monte Santo de Minas; Maria Antônia Ramalho de Rezende Arantes, Secretária Municipal de Educação e Cultura; Pedro Roberto da Silveira, Diretor Municipal de Cultura e Turismo e o Vereador Municipal, João Crente. O evento teve início com o Diretor Municipal saudando os presentes, os integrantes da Banda Santa Cecília, membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, o maestro Luciano Altran, colaboradores do Departamento de Cultura e Turismo, as diretoras escolares, vice-diretoras, coordenadoras, especialistas da educação, professores, os alunos da Banda Municipal e os pais ou responsáveis.

Na ocasião, o Diretor Municipal, Pedro, agradeceu e saudou de forma especial Maria Rita de Oliveira Nantes Castilho, coordenadora da Banda Musical Maestro Nino Delicate, da cidade de Itamogi, a maestrina Larissa Andreia de Oliveira Altran e os brilhantes alunos que receberam o convite e executaram maravilhosamente diversas músicas ao som dos instrumentos de sopro e percussão, com um repertório musical elaborado para este momento. Após o encerramento da apresentação, o público, entusiasmado, aplaudiu de pé.

Segundo o Diretor de Cultura e Turismo, a ideia deste projeto ganhou força em reuniões ocorridas entre ele e a Sra. Maria Antônia, Secretaria de Educação e Cultura. Foram realizadas pesquisas no Museu Municipal e encontrados fotos e documentos relacionados à criação e apresentação de bandas musicais que passaram por aqui. Uma, especialmente, chamou a atenção: a da Corporação Musical Santa Cecília, através de um ofício enviado à Câmara Municipal, informando sua criação em 30 de novembro de 1919. Outro fato interessante foi a descoberta de uma fotografia da década de 20 do século passado, onde moradores reunidos num piquenique, à sombra de várias árvores no entorno da cidade, desfrutavam de momentos de lazer com alguns instrumentos musicais de sopro nos braços.

Outra fotografia retratava este espaço conhecido como “CVT”, utilizado para reuniões entre os amigos e familiares. A história deste município nos conta que imigrantes europeus, que chegaram aqui através da Estação Ferroviária, trouxeram com eles instrumentos musicais que eram utilizados em momentos de lazer e cerimoniais da época. Fatos como estes denotam a existência e o envolvimento com a arte musical desde então.
Segundo Pedro Roberto da Silveira, tudo foi concluído em longos seis meses até a chegada dos instrumentos musicais e a abertura das inscrições. Hoje são 53 alunos, a maioria da rede pública de ensino.

Os instrumentos foram entregues aos primeiros 25 alunos considerados aptos, acompanhados dos pais e responsáveis, pelas autoridades e personalidades importantes de nossa comunidade. Uma grande conquista para a população e uma enorme contribuição para nossa cultura.

Assim, incentiva-se os alunos a ter uma vivência musical aliada à cultura, fortalecendo a identidade e desenvolvendo o sentimento de pertencimento sobre nosso patrimônio material e imaterial.

Pedro Roberto da Silveira
Diretor Municipal de
Cultura e Turismo
Fotos: Reginaldo Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório