Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Atividade física para mulheres

107
0
COMPARTILHAR
. Docente-Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e curso de Educação Física/UNIFRAN . Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu -Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva/UNIFRAN . Sócio proprietário do Espaço Dâmi – beleza e saúde/Patrocínio Paulista-SP

 

Patrocínio Paulista:-A atividade física regular promove benefícios para a saúde das mulheres e auxilia na prevenção de muitas doenças que são as principais causas de morte das mulheres em todo o mundo. Muitas mulheres sofrem de processos de doença crônicas que estão associados ao sedentarismo ou há uma participação insuficiente quanto à atividade física.

As doenças cardiovasculares representam um terço das mortes entre mulheres em todo o mundo e metade de todas as mortes em mulheres com mais de 50 anos em países em desenvolvimento.

O diabetes afeta mais de 70 milhões de mulheres no mundo e sua prevalência deverá duplicar até 2025.

A osteoporose é uma doença em que os ossos se tornam frágeis e são mais propensos a fraturas e é mais prevalente em mulheres pós-menopausa.

O câncer de mama é o câncer comumente diagnosticado em mulheres.

A atividade física está associada à melhoria da saúde psicológica, reduzindo níveis de estresse, ansiedade e depressão. Isto é particularmente importante para as mulheres que demonstram uma incidência de depressão que é quase que o dobro dos homens nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. Também é sugerido que a atividade física pode contribuir para melhorar a autoestima e confiança e pode favorecer a integração social e a igualdade para as mulheres na sociedade.

Recomendações quanto à prática de atividades físicas
• Atividades Aeróbias: O ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) recomenda para a saúde de pessoas na faixa etária de 18 a 65 anos, que não tem como hábito a prática de atividades físicas regulares, ou seja, sedentárias: que para promover e manter a saúde é necessário a pratica de atividades aeróbias (por exemplo: caminhada, corrida, natação e ciclismo )de intensidade moderada por no mínimo 30 minutos, 5 dias por semana ou atividades intensas pelo menos 20 minutos, 3 vezes por semana, ou combinações entre atividades moderadas e intensas a fim de atingir esta recomendação.

***Durante a gravidez ou pós-parto precauções e cuidados devem ser tomados.

*Atividades de Força Muscular: A fim de promover e manter a boa saúde e independência física, os adultos se beneficiarão da prática de exercícios de fortalecimento muscular por no mínimo duas vezes na semana. Recomenda-se praticar de 8-10 exercícios em 2 ou mais dias alternados por semana utilizando os grandes grupos musculares. Para maximizar o desenvolvimento de força e resistência de força, é recomendado utilizar de 8-12 repetições de cada exercício. Atividades de fortalecimento muscular incluem um programa de treinamento progressivo, musculação, exercícios calistênicos (localizados), subir escadas ou outros exercícios de resistência que utilizam os grandes grupos musculares.

Referências
Organização Mundial de Saúde
http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_women/en/
Colégio Americano
de Medicina do Esporte
http://www.acsm.org/public-information/position-stands

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório