Colunistas | Alvarina Gomes | As organizações sociais, filantrópicas, sem fins econômicos ou sem fins lucrativos

79
0
COMPARTILHAR
Alvarina Gomes Mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. FLACSO-BRASIL Técnica Contábil, Graduada em Pedagogia e Gestão Financeira. Sócia do Escritório Contábil Flor de Lis em Restinga.

 

Restinga:– Caro amigo leitor você sabe como estas organizações são tratadas pelo poder público?

Então, pouco se sabe sobre sua forma de atuação, seja na forma de organizar o trabalho coletivo, seja na forma de organizar uma ação social, muito pouco se sabe como funciona as parcerias destas organizações com os entes governamentais.

Existem até aqueles que marginalizam as entidades do terceiro setor, colocando-as em uma situação de constrangimento, pois além de não contribuírem com as ações desenvolvidas por aquela entidade, ainda acham que seus representantes são pessoas “espertas” que tiram proveito para si.

As entidades do terceiro setor são as entidades que mais empregam pessoas com carteira registrada no país, pois, para firmar um convenio e receber subvenção de um órgão estatal a entidade tem que estar com todas as suas obrigações em dia e uma delas é a trabalhista.

Outra questão que também é muito importante ressaltar é o trabalho feito por profissionais de área, na maioria das vezes são trabalhos voluntários, tipo dentistas, professor de pintura, professor de dança, enfim, existem profissionais que precisam ser contratados, mas existem aqueles profissionais que se doam um pouquinho para contribuir com o crescimento do próximo.

Há poucos dias, tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que representa uma ONG, fiquei muito entusiasmada com o inicio da conversa, mas à medida que íamos aprofundando o assunto fui percebendo que não é bem como a gente imagina, a burocracia e muito grande para se receber uma subvenção, seja em qualquer âmbito de esfera governamental.

Acho que as coisas não podem ser muito fáceis, para não acostumar, mas creio que um olhar um pouco mais humano e comprometido com a realidade, isso sim pode ser um diferencial em qualquer situação.

Venham participar de uma ação voluntária, sempre há alguém em algum lugar precisando de uma visita sua….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório