CARACTERÍSTICAS do HUMILDE e do ORGULHOSO

3697
0
COMPARTILHAR

O orgulhoso se acha justo aos próprios olhos; crítico busca falhas nas pessoas. O humilde é compassivo, pensa o melhor dos outros. O orgulhoso é exageradamente independente, autossuficiente. Tem de provar que está sempre certo; o humilde reconhece sua necessidade de outros, está disposto a ceder o direito de estar certo. O orgulhoso reivindica tudo para si; tem um espírito exigente e é muito preocupado com sua reputação. Já o humilde tem um espírito manso e tantas vezes nega-se a si mesmo. O orgulhoso deseja ser servido; deseja seu sucesso a qualquer preço; enquanto o humilde é motivado a servir os outros, a fazer os outros terem sucesso.

Já vi orgulhoso que se concentra no fracasso dos outros, tem ânsia de ser reconhecido (fica ferido quando outros são promovidos e ele é ignorado; conheço humildes que tem consciência de sua própria necessidade espiritual e não se julga merecedor (alegra-se quando os outros são exaltados)). Olhe para um orgulhoso e veja como ele é muito preocupado consigo mesmo e normalmente prefere manter os outros à distância, é rápido em culpar os outros, mas o humilde é totalmente despreocupado consigo mesmo e se arrisca em aproximar-se das pessoas e amá-las sinceramente e normalmente assume a responsabilidade.

“Já vi orgulhoso defensivo quando criticado, tem dificuldade em dizer:” Eu estava errado, você me perdoa? “Conheço humildes que recebem críticas com espírito aberto e humilde e que são rápidos em admitir seus erros e buscar o perdão quando necessário”. É incrível como o orgulhoso espera que os outros venham pedir perdão, o orgulhoso acha que não tem nada do que se arrepender; sente-se atacado pelos outros frequentemente; frequentemente se sente injustiçado e perseguido, sente-se ofendido com facilidade. Agora observe o humilde que toma a iniciativa de se reconciliar, não importa o quão errada a outra pessoa poderia ter sido; percebe a atitude sincera de contínuo arrependimento, não leva nada para o lado pessoal, não se sente perseguido e, mesmo quando é injustiçado, perdoa e confia que a justiça prevalecerá dificilmente se ofende com alguma coisa.

Aprendi muito nesta vida que você e eu precisamos perdoar. E, por sermos humildes, sabemos que também erramos muito na vida e precisamos de perdão, seja dos outros, seja de Deus. E o perdão que você quer receber, se esforça para dar. Ainda que seja difícil, toma a decisão consciente de perdoar. A melhor forma de reagir a uma humilhação é com humildade, isto quer dizer que não vai dar ao problema mais poder do que ele tem. Trabalhe seu posicionamento e continue se aprimorando e verá que seu mundo começara a mudar. Adhemar Cecílio de Medeiros 19.12.2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório