Caminhos para uma boa colheita

74
0
COMPARTILHAR

O Coordenador de Assistência de Café da empresa Rehagro, Daniel Veiga, esclareceu algumas dúvidas com a nossa equipe sobre a formação da lavoura de café; período de colheita; solo; cal virgem ou hidratada.

Como é o processo de plantio do café?
O plantio de café pode ser mecanizado ou manual, o importante para as áreas mecanizadas é fazer o plantio com alinhamento que permita melhor otimização operacional das máquinas; uma boa preparação da área antes do plantio para melhorar as condições físicas e químicas do solo, principalmente em profundidade. A escolha da variedade, espaçamento e época de plantio para alcançar melhores produtividades irá variar com as diferentes regiões. O ideal é plantar o mais cedo possível, normalmente até novembro.

Qual o melhor período para colheita?
Um bom período da colheita inicia quando os frutos estão no ponto cereja, mas é importante iniciá-la com 20 a 30% de verde (imaturo) para terminar a colheita mais cedo diminuindo a queda dos frutos no chão que irão perder a qualidade de bebida e não prejudicar a produtividade da próxima safra, porque a colheita tardia, a partir de agosto, irá derrubar ou machucar parte dos botões florais.

Como saber se o solo é adequado?
Os solos adequados para o plantio de café precisam ser profundos, por conta do bom desenvolvimento do sistema radicular em profundidade e de textura média a argilosa, normalmente latossolos (constituídos predominantemente por material mineral).

Cal virgem e cal hidratada por que usar na plantação?
A cal virgem e cal hidratada são provenientes do calcário. A cal vigem é o resultado da decomposição térmica (calcinação) do calcário a uma temperatura média de 900º e a cal hidratada é o resultado da hidratação da cal virgem.

A função do calcário, cal virgem e cal hidratada no solo é corrigir os teores de cálcio e magnésio, elevar o pH e neutralizar o alumínio que prejudica o desenvolvimento do sistema radicular do cafeeiro. Lembrando que a cal virgem e a cal hidratada reagem mais rápido no solo em relação ao calcário.

Fonte: CaféPoint

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório