21 anos da APADA

178
0
COMPARTILHAR

A APADA completou 21 anos no ultimo dia 23 de abril de 2018, contando a partir da conquista da Lei de utilidade pública. É um trabalho que agrega muitos benefícios na vida dos surdos e seus familiares.

 

Fomos recebidos pela Izabel da APADA para uma conversa bastante positiva.

TS – Como estão as atividades na APADA?
Izabel – Neste último ano tivemos que mudar toda a estruturação da instituição, a partir da Lei 13.019. Adequamos toda a documentação de acordo com o estatuto e o regimento interno. A lei só veio para melhorar, embora bem burocrática, porém, menos problemática. Conseguimos um projeto relacionado ao esporte, o futsal, com 30 atletas e formação de novos Eles já participam de campeonatos estaduais, e agora, conseguimos entrar no SESI através da prefeitura e da FEAC, contratar um professor de Educação Física, que já está executando o plano de trabalho deste ano. Os atletas conseguiram comprar o uniforme para competir, pois sempre existiu um time, porém nunca tiveram suporte. E foi através da Lei. Em termos, melhorou sim, agora buscamos saúde e educação, esperamos um chamamento para isto, ou um convite da Prefeitura que, caso aconteça, não precisamos participar do chamamento.

TS – E o atendimento da Instituição?
Izabel – Fizemos um trabalho com os usuários, na verdade, não usam o serviço social da Instituição, porque já têm formação acadêmica. Como o salário deles é maior, nós atendemos os usuários de baixa renda gratuitamente, e os acadêmicos vêm colaborando com a Instituição. Então, hoje temos enfermeira, mestre em enfermagem, psicopedagoga, pedagoga, fonoaudióloga, psicóloga, todos com deficiência auditiva, acima de 41 decibéis. Por lei, eles teriam benefícios de gratuidade. Mas, por possuírem um salário, eles preferem vir, participar e realizar projetos, como por exemplo, o circuito de palestras, onde vão explanar sobre suas experiências, dificuldades, discriminação que sofrem. Vamos usar os benefícios da Lei 13.019 para apresentar este trabalho.

 

TS – Qual o projeto que você sonha realizar?
Izabel – Que a Instituição tenha seu próprio espaço, sua sede. Com um funcionamento que atende todas as áreas: uma escola; um laboratório; um atendimento aos moradores de rua (temos 06 casos nesta condição) e de outras localidades, cidades; acessibilidade da comunicação, pois ficam muito vulneráveis. Gostaria que nesta sede pudéssemos fazer o acolhimento para estas pessoas, com área de lazer, com esporte funcional, piscinas olímpicas (risos). “Eu sonho alto”; refeitório, sala de cinema, pois para os surdos é visual e eles adoram.

Mas, enquanto o sonho não pode ser realizado, podemos fazer um chamamento na parte da educação com a inclusão das Libras na educação básica e capacitá-los. Não só na educação, também nos hospitais o pessoal do SAMU, autovias, polícia, pois quanta coisa tem acontecido pela falta de preparo destes profissionais…

 

TS – Izabel deixe aqui um pedido para a APADA.
Izabel – Olha, a APADA é uma Instituição sem fins lucrativos, vivemos de promoção. Hoje, para termos um benefício, seria receber doações. Todas as associações têm uma assistente social. Gostaria muito de contratar uma, que se identificasse com a associação. Gostaria que as pessoas me ajudassem a ter esta profissional, auxiliando com o pagamento do salario e os encargos sociais, um padrinho. Uma assistente social acompanha cadastro no SEBAS, edital de chamamento, faz projetos, aconselha administrativamente a instituição, atendimento com profissionalismo, quais as prioridades através de relatórios e avaliações. Teríamos assim condições de melhorar toda a nossa estrutura, pois viria agregando muitas coisas para nós. Aqui também falta uma Fonoaudióloga, Psicopedagoga e Psicóloga, para poder realizar todas as ações do nosso projeto.

Hoje vemos em jornais e televisão que o “chique” é falar em inclusão, só que para a minha comunidade, a qual eu defendo, não tem nada, não sai nada da gaveta. Então, peço vamos nos unir. Trazendo para a realidade das deficiências auditivas. Eu faço um convite para a gente pensar, para as pessoas despertarem para esta visão, não ser tolerante ao que se vê, pois nem sempre o que se vê é o que parece ser. Muita coisa não é verdade. Eu peço que as pessoas despertem. Na nossa área não temos apoio nenhum. Vamos fazer uma união de instituições, para cobrar mais do governo, aumentar este volume. A União de todos, este é o segredo.

 

NOS AJUDE:
Conta bancária: Banco do Brasil
Agencia: 0053-1
Número da Conta: 89.978-x
Novo Endereço: Rua Raquel Jacintho
Mesquita, 900 – Jardim Vera Cruz – Franca/SP (16) 99184.3482


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório